Uma farsa filosófica sobre a essência da verdade, a loucura e a realidade
Teatro CAIXA Cultural
Curitiba, 2016
Teatro Itália
São Paulo, 2017
Sinopse
Assim é (se lhe parece), dirigida por Marco Antônio Pâmio, mistura humor, ironia, suspense e melodrama para discutir a natureza da verdade. Obra teatral do italiano Luigi Pirandello (1867-1936), premiado com o Nobel em 1934, por sua “renovação ousada e engenhosa da arte dramática e teatral”, é considerada uma das principais manifestações da dramaturgia do século 20.
Na história, uma família se muda para uma pequena província no interior da Sicília (sul da Itália) após sobreviver a um terremoto. Na nova cidade, começam a chamar a atenção dos habitantes locais pelo fato da filha casada e sua mãe morarem em casas separadas. Genro e sogra tentam explicar o fato com duas curiosas e conflitantes versões: a Sra. Frola diz que seu genro é louco porque acredita estar casado com outra mulher depois que sua primeira esposa, filha dela, morreu; e o Sr. Ponza afirma que sua segunda esposa é obrigada a se manter trancada e submeter-se a este teatro com a finalidade de sustentar a aparente sanidade mental da Sra. Frola. Os moradores da cidade decidem, então, reunir esforços para descobrir qual dos dois está mentindo e quem é, na verdade, a misteriosa Sra. Ponza.
Prêmios
O espetáculo teve sua estreia em São Paulo, em 2014, apresentando um elenco brilhante de 13 atores/atrizes e uma equipe de profissionais aclamados. Recebeu onze indicações a prêmios, conquistando três importantes reconhecimentos: Prêmio APCA de melhor diretor para Marco Antônio Pâmio, Prêmio Shell de melhor ator para Rubens Caribé, no papel de Laudisi, e Prêmio Arte Qualidade Brasil de melhor atriz em comédia para Bete Dorgam, como Sra. Frola.
Produção da Palimpsesto
O projeto foi idealizado pela atriz Ella Bellissoni e, um ano após sua estreia, transferiu a liderança da produção para Fernanda Moura, diretora da Palimpsesto. Sob égide da Palimpsesto, o espetáculo integrou o Programa de Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural em 2016 e celebrou, em 2017, os 150 anos de Pirandello e 100 anos da estreia de Assim é (se lhe parece), sendo destacado pela revista Veja SP entre as cinco melhores peças em cartaz em São Paulo.
Ilustrações de
Naum Alves de Souza
(in memoriam)
Na temporada comemorativa dos 150 anos de Pirandello, decidimos prestar uma homenagem ao renomado artista Naum Alves de Souza, que colaborou artisticamente com a direção na ocasião da estreia de 'Assim é (se lhe parece)' e faleceu em 2016. Suas ilustrações sobre os personagens conferiram uma identidade visual única ao material de divulgação do espetáculo.
Atuação da palimpsesto
Produção Geral
Elaboração de Projeto
Gestão Financeira
Fontes de Financiamento
- Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural (2015 – 2016)
- Patrocínio VALGROUP – Lei de Incentivo à Cultura (2017)
Apoio
- Istituto Italiano di Cultura de São Paulo