• DANÇA
  • MÚSICA
  • CINEMA
  • DESIGN
  • TEATRO
  • DANÇA
Palimpsesto Produções Artísticas
ASSIM É (SE LHE PARECE)

Uma farsa filosófica sobre a essência da verdade, a loucura e a realidade

Teatro CAIXA Cultural

Curitiba, 2016

Teatro Itália

São Paulo, 2017

Sinopse

Assim é (se lhe parece), dirigida por Marco Antônio Pâmio, mistura humor, ironia, suspense e melodrama para discutir a natureza da verdade. Obra teatral do italiano Luigi Pirandello (1867-1936), premiado com o Nobel em 1934, por sua “renovação ousada e engenhosa da arte dramática e teatral”, é considerada uma das principais manifestações da dramaturgia do século 20.

Na história, uma família se muda para uma pequena província no interior da Sicília (sul da Itália) após sobreviver a um terremoto. Na nova cidade, começam a chamar a atenção dos habitantes locais pelo fato da filha casada e sua mãe morarem em casas separadas.​ Genro e sogra tentam explicar o fato com duas curiosas e conflitantes versões: a Sra. Frola diz que seu genro é louco porque acredita estar casado com outra mulher depois que sua primeira esposa, filha dela, morreu; e o Sr. Ponza afirma que sua segunda esposa é obrigada a se manter trancada e submeter-se a este teatro com a finalidade de sustentar a aparente sanidade mental da Sra. Frola. Os moradores da cidade decidem, então, reunir esforços para descobrir qual dos dois está mentindo e quem é, na verdade, a misteriosa Sra. Ponza. 

Prêmios

O espetáculo teve sua estreia em São Paulo, em 2014, apresentando um elenco brilhante de 13 atores/atrizes e uma equipe de profissionais aclamados. Recebeu onze indicações a prêmios, conquistando três importantes reconhecimentos: Prêmio APCA de melhor diretor para Marco Antônio Pâmio, Prêmio Shell de melhor ator para Rubens Caribé, no papel de Laudisi, e Prêmio Arte Qualidade Brasil de melhor atriz em comédia para Bete Dorgam, como Sra. Frola.

Produção da Palimpsesto

O projeto foi idealizado pela atriz Ella Bellissoni e, um ano após sua estreia, transferiu a liderança da produção para Fernanda Moura, diretora da Palimpsesto. Sob égide da Palimpsesto, o espetáculo integrou o Programa de Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural em 2016 e celebrou, em 2017, os 150 anos de Pirandello e 100 anos da estreia de Assim é (se lhe parece), sendo destacado pela revista Veja SP entre as cinco melhores peças em cartaz em São Paulo.

“Assumir 'Assim é (se lhe parece)' em um contexto de incertezas econômicas na época, e com a Palimpsesto ainda nos seus primeiros três anos, foi um desafio que impulsionou nosso crescimento e êxito. Orgulho-me profundamente deste projeto. Manter uma produção deste calibre viva por dois anos validou a excelência do nosso trabalho."
Fernanda Moura
Diretora da Palimpsesto

Ilustrações de
Naum Alves de Souza

(in memoriam)

Na temporada comemorativa dos 150 anos de Pirandello, decidimos prestar uma homenagem ao renomado artista Naum Alves de Souza, que colaborou artisticamente com a direção na ocasião da estreia de 'Assim é (se lhe parece)' e faleceu em 2016. Suas ilustrações sobre os personagens conferiram uma identidade visual única ao material de divulgação do espetáculo.

Atuação da palimpsesto

Produção Geral
Elaboração de Projeto
Gestão Financeira
 
Fontes de Financiamento
  • Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural (2015 – 2016)
  • Patrocínio VALGROUP – Lei de Incentivo à Cultura (2017)
Apoio
  • Istituto Italiano di Cultura de São Paulo
Consideramos obras como Assim é (se lhe parece) relevantes por sua atemporalidade. As reflexões que Pirandello suscita na peça nos levam a questionar a curiosidade obsessiva em relação à vida alheia, um traço marcante da sociedade atual, intensificado pela era das redes sociais e reality shows. Essa abordagem alinha-se ao nosso interesse em temas que estabelecem diálogos entre o passado e o presente e que têm o poder de transformar e enriquecer a experiência humana.

Créditos

Produção
Direção de Produção
Fernanda Moura
Coordenação de Produção
Renata Araújo
Assistentes de Produção
Cibele Lima / Fernanda Ramos
Operadores de Luz e Som
Pajeú Oliveira / Pâmola Cidrack / Priscila Romio
EQUIPE TÉCNICA
Operadora de Luz
Pâmola Cidrack
Operador de Som
Bruno Carneiro
Cenotécnica
Dan Angelo / Flaviano Fonseca
Contrarregra e Maquinista
Dan Angelo
Camareira
Di Arsênio
Cabeleireiro
Lucas Magalhães
Equipe Artística
Elenco
Rubens Caribé / Ricardo Gelli (Laudisi) Martha Meola (Sra. Amália) Joca Andreazza (Agazzi) Bete Dorgan (Sra. Frola) Mateus Monteiro (Sr. Ponza) Fábio Espósito / Luciano Schawb (Sr. Sirelli) Ella Bellissoni (Sra. Sirelli) Regina Maria Remencius (Sra. Cini) Hugo Coelho (Prefeito) Amanda Haya (Dina) Mara Rúbia Monteiro (Sra. Nenni / Srta. Centuri) Luís Deschamps (Copeiro) Erica Elias / Mariana Sylvia (Sra. Ponza)
Texto
Luigi Pirandello
Tradução
Sérgio Nunes Melo
Direção
Marco Antônio Pâmio
Assistência de Direção
Gonzaga Pedrosa
Cenários e figurinos
Fabio Namatame
Iluminação
Caetano Vilela
Trilha sonora
Marco Antônio Pâmio
Piano
Yara L.R. Borges / Daniel Schnurrenberger
COMUNICAÇÃO
Ilustrações
Naum Alves de Souza (in memoriam)
Programação Visual
Denise Bacellar
Fotografia
Rossano Mauro
Assessoria de Imprensa
Pombo Correio
Vídeos
Central SP Produções
Relações Institucionais
Silvio Novelli
Assessoria de Mídia e Clipagem
Agência Ferba / Priscila Basílio
Assessoria de Imprensa
Pombo Correio / Douglas Pichetti / Helô Cintra
Administração
Gestão de Projeto
Fernanda Moura
Assessoria Administrativa e Jurídica
Renata Araújo
Contabilidade
Lígia Leandro
Idealização
Ella Bellissoni
COPRODUÇÃO
ImpactoR
Realização
Palimpsesto Produções Artísticas
Próximo Projeto
LEOPOLDINA INDEPENDÊNCIA E MORTE