A importância da imperatriz Leopoldina no processo de independência do Brasil
Museu do Ipiranga
São Paulo, 2017
Centro Cultural Banco do Brasil
São Paulo, 2018 - 2019 - 2022
Belo Horizonte, 2019
Rio de Janeiro, 2020
Teatro Petra Gold
Rio de Janeiro, 2020
Temporada Online
You Tube, 2021
Sinopse
Leopoldina, Independência E Morte retrata três momentos da vida da arquiduquesa austríaca que virou imperatriz do Brasil no século XIX, entre 1817 e 1826: recém-chegada da Áustria, ela relata a uma interlocutora estrangeira suas primeiras impressões sobre o Brasil; Leopoldina, agora imperatriz, e José Bonifácio, seu principal aliado, analisam o complexo processo de independência após um acerto de contas; e, por fim, num delírio que consumiu seus últimos dias, ela relaciona sua vida, sua época e os projetos em disputa naquele momento com os dias de hoje.
A peça apresenta uma imperatriz Leopoldina ainda desconhecida por parte dos brasileiros: culta e preparada foi além do papel que lhe cabia em seu tempo histórico. Primeira mulher a se tornar chefe de Estado do Brasil, teve importância decisiva no processo de independência do país: enquanto Regente Interina, durante viagem do imperador a São Paulo, foi ela que reuniu o conselho de ministros, em 02 de setembro de 1822,e decidiu pela separação de Portugal, ratificada por D. Pedro I no famoso e oficial 07 de setembro.
A Produção da Palimpsesto
Fernanda Moura, a diretora da Palimpsesto, é a responsável pela produção e coordenação geral do projeto Leopoldina, Independência E Morte, desde a sua concepção, atuando em estreita parceria com seu idealizador, Marcos Damigo, diretor e autor da peça.
Dedicados a dar vida contínua a este espetáculo, buscamos ativamente novos financiamentos e parcerias para garantir que essa história continue a iluminar palcos, educar plateias e celebrar uma figura feminina tão marcante e influente na formação do Brasil.
críticas selecionadas
NOS PALCOS DE LEOPOLDINA
Em suas diversas temporadas, Leopoldina, Independência E Morte contou com as atuações marcantes das atrizes Fabiana Gugli e Sara Antunes como Leopoldina, e dos atores Joca Andreazza e Plínio Soares como Bonifácio.
A performance ao vivo da musicista Ana Elisa Colomar no cello e na flauta adicionou uma camada emocional ainda mais profunda ao espetáculo.
AUTENTICIDADE HISTÓRICA
A obra é fruto de anos de pesquisa do autor e diretor, Marcos Damigo, e tem consultoria histórica do biógrafo de Leopoldina, o escritor e historiador Paulo Rezzutti, de forma que todos os eventos mencionados foram retirados de documentos históricos e alguns trechos, inclusive são palavras dos próprios personagens encontrados em cartas e outras publicações.
200 anos da Independência do Brasil
LUZ SOBRE LEOPOLDINA
Após duas passagens pelo Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo (2018 e 2019), o espetáculo fez seu retorno ao palco do mesmo local como parte das celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil. O projeto foi um dos escolhidos pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
A Palimpsesto se orgulha de iluminar a história de Leopoldina e compartilhar essa narrativa poderosa. Para nós, o projeto é mais que uma produção teatral; é um ato de reivindicação histórica e uma homenagem à contribuição feminina na formação da nossa nação.
Audiovisual
Uma nova dimensão para as apresentações online
Adaptação durante a pandemia
Diante da interrupção das apresentações presenciais impostas pela pandemia da COVID-19, o projeto se adaptou para o universo digital. A transição do palco para as plataformas online expandiu o alcance para espectadores em diversas localidades.
A adaptação foi filmada no cenário natural do Parque Estadual da Cantareira, em São Paulo, e viabilizada pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc e teve o apoio da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente.
Estreia online e parceria
A temporada online foi marcada pela estreia no dia 08 de março de 2021, Dia Internacional da Mulher, destacando a relevância do tema e a força feminina retratada na obra. As apresentações foram transmitidas pelo Facebook e YouTube, com acessibilidade em Libras.
O projeto contou com a parceria da Central SP Produções, sob a direção de Alexandre Leal, que ao lado com Marcos Damigo, asseguraram a fidelidade e profundidade da narrativa teatral.
identidade visual
INSPIRação NO LEGADO DE leopoldina COMO VISONÁRIA AMBIENTAL E SOCIAL
Botânica, mineralogista e grande apoiadora das ciências, Leopoldina veio ao Brasil com uma comitiva de cientistas que fizeram importantes registros e estudos da flora e da fauna brasileiras no início do século dezenove. Nessa época ela já tinha preocupações com a preservação ambiental, aspirava um Brasil livre da escravidão, que distribuísse suas terras, além de garantia de ensino para todos e criação de universidades.
Arte e design Gráfico
As ilustrações Collage foram criadas por Pris Lo, artista visual colaborada da Palimpsesto e o design gráfico desenvolvido por Ramon Jardim, associado Palimpsesto.
Atuação da palimpsesto
Produção Geral
Elaboração de Projeto
Gestão Financeira
Identidade Visual
Fontes de Financiamento
- Sesc Ipiranga e Museu Paulista da USP (2017)
- Patrocínio do Banco do Brasil (2018 – 2020)
- Lei Aldir Blanc (2021)
- Edital ProAC nº 35/2021 – Projetos Culturais / 200 Anos da Independência do Brasil (2022)
Apoio
- Centro Cultural Banco do Brasil (2022)
125
Apresentações no Teatro
+18.000
Espectadores
+60
Profissionais Envolvidos
+100
Empregos Indiretos