Clássico da dramaturgia mundial do autor sueco August Strindberg
TEATRO JOÃO CAETANO
São Paulo, 2022
TURNÊ INTERIOR DE SÃO PAULO 2023
Campinas
Sorocaba
Santos
São José dos Campos
Ribeirão Preto
Lençóis Paulista
São Caetano do Sul
Sinopse
Escrito em 1887, O Pai é uma peça que permanece extremamente atual ao abordar aspectos relacionados a questões de gênero e poder, temas cada vez mais presentes nos debates contemporâneos.
A obra coloca em xeque os mecanismos de controle da sociedade, através de um severo confronto dentro da estrutura familiar composta pelo Capitão Adolf e sua mulher, Laura. Ambos protagonizam uma briga feroz pelo direito de educar a filha, Bertha, que representa as gerações futuras. Além da instituição familiar, a estrutura social é ainda representada pelo exército, a ciência e a religião.
No século XIX, a solidez aparente do patriarcado é posta à prova pela dúvida da paternidade. Adolf, um Capitão de Cavalaria e também cientista, encontra-se vulnerável diante da incerteza semeada por sua esposa Laura: ele realmente é o pai de Bertha? Esta questão desestabiliza Adolf, expondo um conflito interno profundo.
Nas palavras da diretora Regina Galdino, “É uma história sobre a luta pelo poder e como eliminar o opositor usando mentiras”.
Produção da Palimpsesto
Idealizado pela atriz Tatiana Montagnolli, o projeto reuniu um elenco de artistas renomados e contou com o suporte integral da Palimpsesto para sua realização. Fernanda Moura, diretora da Palimpsesto, não apenas assumiu a direção de produção desta obra-prima do teatro, mas também liderou a coordenação de comunicação, com nossa equipe encarregando-se do desenvolvimento da identidade visual e site do projeto.
iDENTIDADE Visual
Concepção
A identidade visual do projeto teve como inspiração o estilo minimalista de Saul Bass.
O design ficou a cargo de Ramon Jardim, associado da Palimpsesto Produções.
Selecionamos uma paleta de cores composta por preto, vermelho e bege, para criar um contraste marcante e para trazer um aspecto retro.
O uso de elementos gráficos simples e fortes, como a silhueta de um homem junto de uma espiral que remete a um DNA partido, ilustram o dilema da paternidade que é o foco da trama de O Pai.
Narrativa Fotográfica
A narrativa visual evoluiu com as fotografias de João Caldas Filho, que capturou a essência das personagens através de retratos expressivos.
A integração desses retratos à identidade, marcada pela espiral de DNA como “maquiagem de guerra”, introduziu uma nova camada de significado, intensificando as batalhas emocionais da peça. Este conceito foi igualmente adaptado ao teaser do espetáculo.
Variação Cromática
Na circulação do espetáculo pelo interior de São Paulo, houve uma evolução cromática inspirada nas cores da aurora boreal, elemento introduzido na iluminação do espetáculo pela diretora Regina Galdino.
Adaptamos uma cor específica para cada cidade, mas mantivemos o logotipo já estabelecido, assegurando que o tema da peça permanecesse como o ponto de união visual em todas as peças de divulgação.
Atuação da palimpsesto
Produção Geral
Elaboração de Projeto
Gestão Financeira
Identidade Visual
Fontes de Financiamento
- Patrocínio Ticket® – Lei de Incentivo à Cultura (2019)
- Edital ProAC nº 2/2022 –Teatro / Circulação de Espetáculo
Apoio
- Oficina Cultural Oswald de Andrade