• DANÇA
  • MÚSICA
  • CINEMA
  • DESIGN
  • TEATRO
  • DANÇA
Palimpsesto Produções Artísticas
Tempo de Viver

Uma história que nos faz refletir sobre o envelhecer e (re)descobrir uma nova vida a cada dia

CCSP - CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

São Paulo, 2017

Sinopse

Tempo de Viver – peça em 6 fotografias traz à cena um retrato inspirador das mulheres da terceira idade na atualidade, destacando sua vitalidade, energia e engajamento. 

Nas areias de uma praia do litoral, a amizade de quatro mulheres é celebrada durante um encontro no réveillon. Com doses de humor e profunda esperança, Carmen, Yara, Alma e Juracy rememoram momentos especiais de cada uma delas, brindando a possibilidade de viverem intensamente um tempo de felicidade.

Tempo de Viver – peça em 6 fotografias destaca-se não apenas pela inovação artística do renomado cenógrafo e figurinista, Carlos Colabone (in memoriam), mas também por ter marcado sua estreia como diretor e dramaturgo. Este projeto, fruto da visão e paixão de Colabone pelo teatro, evidenciou seu espírito criativo e a maneira única com que celebrava a vida em todas as suas fases.

A temporada de Tempo de Viver foi realizada no Espaço Missão do Centro Cultural São Paulo (CCSP), em 2017.

“Ao ser convidada por Carlos Colabone para uma leitura do seu texto, percebi imediatamente que estávamos diante de uma obra que desafiaria conceitos: Tempo de Viver ressignificava o envelhecimento, apresentando uma narrativa vibrante e repleta de jovialidade, distante dos estereótipos convencionais sobre a vida após os 60 anos. Era uma oportunidade de lançar luz sobre histórias raramente exploradas no palco."
Fernanda Moura
Diretora da Palimpsesto

Das areias do litoral, ondas de inspiração

As obras de Carlos Colabone se caracterizam por ocupar espaços não convencionais, transformando-os em verdadeiras instalações artísticas. 

Em Tempo de Viver ele cria um espaço cênico que evoca o litoral, com plateia disposta em arena, onde o público se acomoda em cadeiras de praia, e um deck diagonal serve duplamente como praia e casa em um único palco. A proposta de Colabone era envolver o espectador diretamente na cena, oferecendo uma experiência imersiva.

DESIGN DO PROGRAMA

O programa de sala distribuído ao público foi inspirado nas tradicionais coleções de cartões postais de bancas de jornais. Com um toque de nostalgia, apresentava-se em formato sanfona, incluindo uma série de cartões postais conectados com informações do projeto e créditos, além de dois postais destacáveis.

Criação: Victor Iemini.

websérie

Além do palco: histórias e reflexões da maturidade

Inspirados pelas vivências que tivemos no Centro de Referência do Idoso (CRECI), em São Paulo, a Palimpsesto assumiu a vanguarda na concepção da websérie Tempo de Viver, buscando ampliar as fronteiras do projeto original além do teatro. 

Essa iniciativa reflete nosso desejo de estabelecer diálogos entre diferentes plataformas e reafirma nosso compromisso com a criação de conteúdo que não apenas entretém, mas também instiga reflexões e promove mudanças sociais significativas.

A direção sensível de Bruno Kott, convidado por Fernanda Moura, diretora da Palimpsesto, destacou a diversidade da terceira idade através de doze vídeos-depoimentos de frequentadores do CRECI. Estes relatos compartilham experiências enriquecedoras, revelando histórias de vida marcadas por superação, positividade e otimismo.

Playlist
Clique em no video abaixo para acessar os 12 episódios da série.

Atuação da palimpsesto

Produção Geral
Elaboração de Projeto
Gestão Financeira
Fontes de Financiamento
  • Prêmio Zé Renato de Fomento ao Teatro da Secretaria Municipal de Cultural de São Paulo – 4a edição (2016)
Apoio
  • Centro Cultural São Paulo (CCSP)
  • Oficina Cultural Oswald Andrade
  • Centro de Referência do Idoso (CRECI)
  • Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo.
O projeto Tempo de Viver nos inspirou e levou a profundos aprendizados sobre a importância de cultivar amizades saudáveis, reforçando o quão essencial é manter-se engajado e ativo em todas as fases da vida. Uma preciosa lição que temos a honra de seguir compartilhando por meio dos relatos emocionantes captados no Centro de Referência do Idoso.

Créditos

Equipe Artística
Direção
Carlos Eduardo Colabone / Gonzaga Pedrosa
Texto
Carlos Eduardo Colabone
Dramaturgista
Gonzaga Pedrosa
Elenco
Lucélia Machiavelli / Selma Luchesi / Suia Legaspe / Valéria Lauand
Cenografia e Figurino
Carlos Eduardo Colabone
Desenho de Luz
Fran Barros
Música Original e Desenho de Som
Ricardo Severo
Preparação Corporal
Luzia Carion
Makeup Designer
Beto França
Equipe TÉCNICA
Cenotécnico
Jacinto Martinez
Assistentes de Cenotécnica
Ricardo Fleitas / Sérgio dos Santos
Operador de Luz
Rodrigo Caetano
Operador de Som
Rafael Thomazini
Contrarregras
Fernanda Ramos / Nicholas Duran
Produção
Direção de Produção
Fernanda Moura
Produção Técnica
Impacto R
Assistentes de Produção
Isabella Menezes / Amanda Hayar
Comunicação
Projeto Gráfico
Victor Iemini
Fotografia
Bob Sousa
Assessoria de Imprensa
Pombo Correio
WEBSÉRIE
Direção
Bruno Kott
Direção de Fotografia
Ricardo Lisboa
Produção Executiva
Fernanda Moura
Produção
Palimpsesto Produções Artísticas / Homem Leão / Yantra Imagens
ADMINISTRAÇÃO
Gestão de Projeto
Fernanda Moura
Assistente Administrativo
Marina Moura
Assessoria Jurídica
Renata Araújo
Assessoria Contábil
Ligia Guaglianone
Idealização
Carlos Colabone
Realização
Palimpsesto Produções Artísticas
AGRADECIMENTO
Kil Abreu / Valdir Rivabem
Em sua carta para o relatório final do projeto Tempo de Viver, Carlos Colabone encerra com uma mensagem profunda, capturando a essência do que nos propusemos a realizar:
(...) O que de fato brindamos, é a certeza de sermos mais um, dentre milhões de seres humanos envelhecidos pelo tempo, mas recheados de energia incalculável de amor e vida. Somos gratos a todos que mergulharam conosco pelas ondas da Enseada, tornando possível esse sonho, festejando um Tempo de Viver tão necessário e esquecido nos dias de hoje. Sempre haverá um tempo para viver. Vivamos!
Carlos Colabone (1960-2020)
In memorian
Cujo talento e visão continuam a nos inspirar.
Próximo Projeto
ASSIM É (SE LHE PARECE)