Uma história que nos faz refletir sobre o envelhecer e (re)descobrir uma nova vida a cada dia
CCSP - CENTRO CULTURAL SÃO PAULO
São Paulo, 2017
Sinopse
Tempo de Viver – peça em 6 fotografias traz à cena um retrato inspirador das mulheres da terceira idade na atualidade, destacando sua vitalidade, energia e engajamento.
Nas areias de uma praia do litoral, a amizade de quatro mulheres é celebrada durante um encontro no réveillon. Com doses de humor e profunda esperança, Carmen, Yara, Alma e Juracy rememoram momentos especiais de cada uma delas, brindando a possibilidade de viverem intensamente um tempo de felicidade.
Tempo de Viver – peça em 6 fotografias destaca-se não apenas pela inovação artística do renomado cenógrafo e figurinista, Carlos Colabone (in memoriam), mas também por ter marcado sua estreia como diretor e dramaturgo. Este projeto, fruto da visão e paixão de Colabone pelo teatro, evidenciou seu espírito criativo e a maneira única com que celebrava a vida em todas as suas fases.
A temporada de Tempo de Viver foi realizada no Espaço Missão do Centro Cultural São Paulo (CCSP), em 2017.
Das areias do litoral, ondas de inspiração
As obras de Carlos Colabone se caracterizam por ocupar espaços não convencionais, transformando-os em verdadeiras instalações artísticas.
Em Tempo de Viver ele cria um espaço cênico que evoca o litoral, com plateia disposta em arena, onde o público se acomoda em cadeiras de praia, e um deck diagonal serve duplamente como praia e casa em um único palco. A proposta de Colabone era envolver o espectador diretamente na cena, oferecendo uma experiência imersiva.
DESIGN DO PROGRAMA
O programa de sala distribuído ao público foi inspirado nas tradicionais coleções de cartões postais de bancas de jornais. Com um toque de nostalgia, apresentava-se em formato sanfona, incluindo uma série de cartões postais conectados com informações do projeto e créditos, além de dois postais destacáveis.
Criação: Victor Iemini.
websérie
Além do palco: histórias e reflexões da maturidade
Inspirados pelas vivências que tivemos no Centro de Referência do Idoso (CRECI), em São Paulo, a Palimpsesto assumiu a vanguarda na concepção da websérie Tempo de Viver, buscando ampliar as fronteiras do projeto original além do teatro.
Essa iniciativa reflete nosso desejo de estabelecer diálogos entre diferentes plataformas e reafirma nosso compromisso com a criação de conteúdo que não apenas entretém, mas também instiga reflexões e promove mudanças sociais significativas.
A direção sensível de Bruno Kott, convidado por Fernanda Moura, diretora da Palimpsesto, destacou a diversidade da terceira idade através de doze vídeos-depoimentos de frequentadores do CRECI. Estes relatos compartilham experiências enriquecedoras, revelando histórias de vida marcadas por superação, positividade e otimismo.
Playlist
Atuação da palimpsesto
Produção Geral
Elaboração de Projeto
Gestão Financeira
Fontes de Financiamento
- Prêmio Zé Renato de Fomento ao Teatro da Secretaria Municipal de Cultural de São Paulo – 4a edição (2016)
Apoio
- Centro Cultural São Paulo (CCSP)
- Oficina Cultural Oswald Andrade
- Centro de Referência do Idoso (CRECI)
- Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo.